O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária consiste na perda involuntária da urina pelo canal da uretra, é um vazamento de urina que você não consegue controlar. Esse problema pode afetar a vida emocional, psicológica e social de quem sofre com incontinência urinária. Quando você não faz o tratamento correto e eficaz, algumas atividades corriqueiras do dia a dia, como ir ao banco ou sair com os amigos ou a família, podem ser comprometidas e a pessoa passa por episódios de desconforto, o que acaba afetando de forma negativa sua qualidade de vida.

A incontinência urinária não é uma doença. É um sintoma de muitas condições. As causas podem ser diferentes para homens e mulheres. Mas não é hereditário. E não é apenas uma parte normal do envelhecimento. Estes são os quatro tipos de incontinência urinária:

Incontinência urinária de esforço (IUE)
Bexiga hiperativa
Incontinência mista
Incontinência de transbordamento

Sintomas

Nem toda incontinência urinária é de longa duração. Algumas causas podem ser temporárias, de modo que a incontinência termina quando a causa desaparece. As infecções do trato urinário são uma causa comum de incontinência temporária e devem ser tratadas. Lembre-se que os sintomas indicam qual tipo de incontinência urinária você tem. Com a incontinência urinária por esforço, a pélvis ou os músculos do esfíncter, ou ambos, não são fortes o suficiente para reter a urina fechando a bexiga e a uretra. Com a bexiga hiperativa, os músculos da bexiga se contraem muito, expulsando a urina mesmo quando você não está pronto para liberá-la. A incontinência mista onde ocorre a IUE e a bexiga hiperativa ao mesmo tempo. Com a incontinência por transbordamento, a bexiga fica muito cheia sem ser liberada a urina.